Quem sou eu

Minha foto
Sou mãe, flautista, e amo escrever!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Bipolar, eu!!?!?

Eu sempre brinquei dizendo que era bipolar!
Meu humor sempre variou ao extremo!
Um dia triste, um dia alegre!
De manhã extremamente feliz e à tarde super deprimida!
Amando loucamente algo ou alguém numa semana e evitando qualquer contato na próxima!
Alternando entre comprar tudo o que visse pela frente ou deitada na cama o dia todo, durante dois ou três dias!
Outra característica não tão bonita assim, mas que devo mencionar é o fato de ter frequentes explosões de raiva descomunais! Daquelas em que você poderia matar a outra pessoa! O mais estranho é que são seguidas por um período da mais tenra paz... Quando poderiam enfiar o dedo no meu olhos eu iria achar normal....

Mas apesar de me incomodar bastante com a montanha russa de emoções dentro de mim, sempre achei que fosse apenas uma pessoa meio instável... como a maioria das outras que eu conheço. Apenas com a diferença de que eu colocava tudo pra fora e as outras pessoas não tinham coragem ou não sabiam se expressar!
Vários colegas de trabalho já me classificaram como bipolar...mas sempre achei que fosse brincadeira.
Alguns reclama de características minhas fortemente relacionadas ao transtorno afetivo bipolar, mas nunca pensei nisso seriamente! 

O fato é que sofri uma intervenção... Minha mãe, irmã e cunhado consideram que meu quadro não seja assim tão na média e sugeriram que eu fizesse um daqueles testes online de diagnóstico de bipolaridade!!!
Fiz mais de um teste e todos eles indicaram sintomas severos de bipolaridade! 

Bem...  Imediatamente pesquisei no "dr. Google" tudo o que pude achar sobre o assunto. 
Para o tratamento parece haver indicação de psicoterapia e também de medicamentos, de acordo  com cada caso.
Li diversos artigos sobre grupos de apoio para os familiares dos portadores dos transtorno e também sobre a possibilidade de recaídas e volta das crises quando a medicação é suspensa.

A verdade é que é muito estranho pensar nessa possibilidade! Fiquei com medo e bem assustada!

Ok! Ok! Acalmemos! Isso foi só um teste online! 
Pra que isso se confirme preciso recorrer a um profissional capacitado pra analisar e diagnosticar com precisão se sofro ou não de transtorno bipolar.
Farei isso! Vou consultar um psiquiatra, acho!! Ou seria um psicólogo?! Não sei! Mas vou saber!

Criei esse blog pra poder "falar" sobre o tema e para dividir minhas dúvidas e ansiedades em relação à bipolaridade! Sei que há ainda muito para descobrir sobre mim e sobre essa doença! Você está convidado a fazer parte dessa descoberta! Será sempre bem-vindo!

Ass: Sal, que talvez, talvez, talvez seja diagnosticada bipolar!


2 comentários:

  1. olá, eu acho que vc não é bipolar, talvez tenha características de uma pessoa com hipertimia, ou seja, o comportamento mais elevado. tem o livro Bipolaridade e temperamento forte do Dr. Diogo Lara, recomendo. e consulte logo o médico porque se vc tem uma tendência à bipolaridade que ainda não se manifestou, deve evitar os gatilhos ( situações de estresse que acabam por desencadear uma crise) bom que vc está pensando no assunto, a maioria procura ajuda depois de instalada a doença. bjs ah, se der, e vc não se importar, seria bom tirar as letrinhas de confirmação,rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeanne! Obrigada pelo seu comentário e pela dica sobre as letrinhas. Tentei mudar nas configurações. Espero ter conseguido.
    Marquei a consulta para final de Janeiro. Até lá: esperar!
    Um abraço e bem-vinda, sempre!

    ResponderExcluir